terça-feira, 23 de dezembro de 2014

 


A unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo (UEEA) considera o projeto Hortinha & Cozinha uma oportunidade de proporcionar, ao longo do ano, várias atividades promotoras do desenvolvimento global dos seus alunos. Tendo em conta as alterações de perfil sensorial, que entre outras atividades comprometem também a alimentação saudável e adequada, este projeto poderá também facilitar a integração de novas experiências, introduzindo alimentos diferenciados de modo funcional e integrado.


População alvo: Alunos da UEEA e duas turmas onde se encontram integrados.

Objetivos: 
  • Promover a educação ambiental, através do desenvolvimento de pequenas hortas urbanas dentro das salas de aula e no jardim/horta exterior;
  • Desenvolvimento de trabalho de grupo e trabalho colaborativo entre alunos da turma dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e famílias;
  • Integrar em cada atividade as áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio;
  • Promover uma melhor compreensão de forma contextualizada e estruturada, por intermédio de pistas visuais, do ciclo de vida das plantas;
  • Promover a concretização de tarefas diferenciadas das realizadas em contexto escolar, permitindo a exploração e o conhecimento de diferentes materiais e suas funções;
  • Promover o desenvolvimento da Autonomia, nomeadamente ao nível dos cuidados pessoais e da higiene (ex.: vestir/ despir luvas e/ou bata; lavar as mãos; verificar a limpeza da roupa; limpara e arrumar os materiais);
  • Diversificar/aumentar atividades/oportunidades de regulação emocional, contextualizando alguma procura sensorial ativa, quer nas atividades na própria horta (limpeza, cultivo), quer na construção de materiais para a horta (atividades plásticas, por exemplo: construção de espantalhos);

As crianças poderão observar o ciclo de vida das plantas, desde a plantação ou da sementeira, até a colheita, identificando as necessidades e cuidados a ter para que ela tenha um desenvolvimento saudável. A preparação de mudas de morangueiros e a sementeira na horta exterior (semeadas por alunos e pais) motivará as famílias a dar continuidade a esta ação e sensibilizará esta população específica a aceitar diferentes alimentos na sua dieta diária.
Complementarmente, estão programadas saídas com os alunos e suas famílias até aos jardins do Centro de Educação Ambiental do Palácio de Cristal promovendo o contato direto com a natureza, assim como, atividades de literacia na Biblioteca Almeida Garrett tendo sido convidado o escritor José Viale Moutinho que aceitou participar neste projeto.
Relativamente às atividades programadas para a UEEA1 colaboram as terapeutas (da fala, ocupacional, e psicólogas) na estruturação da informação em suporte visual, usando signos gráficos e fotográficos para melhor compreenderem todo o processo do ciclo de vida das plantas. No decorrer do ano letivo cada aluno terá a oportunidade e responsabilidade de desempenhar semanalmente as tarefas de cuidar e regar as respetivas plantações, por intermédio de um quadro com pistas visuais, facilitando na compreensão das tarefas a cumprir.
A hortinha será também rentabilizada para promover formas ajustadas de regulação emocional, proporcionando por um lado, algumas atividades sensoriais, por outro a comunicação de interesses/ necessidades. A hortinha pode funcionar como atividade regular, como pausa, ou como reforço do trabalho diário de acordo com os objetivos para cada aluno

Em breve colocaremos fotos de alguns trabalhos...




 

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